domingo, 27 de maio de 2012

PATETA HÁ 80 ANOS...GOOFY

 
80 anos a ser Pateta
 Uma das mais conhecidas personagens do mundo Disney celebra hoje um redondo aniversário.
 Pateta está no ar há 80 anos, repletos de risos que ligam inúmeras gerações. Conheça a 'carreira' do trapalhão favorito de todos. 
Tiago Oliveira (www.expresso.pt)

"Hyuck, hyuck, hyuck,...". Escrito não terá certamente o mesmo impacto, mas de que outra forma se poderia começar uma peça sobre o maior trapalhão da história dos desenhos animados, sem ser com o riso com que todos o reconhecem? Falamos claro de Pateta, um ícone da Disney para milhões de pessoas em todo o mundo.

O sempre distraído e alegre personagem animado celebra hoje 80 anos de vida, numa carreira em que, apesar das diferentes encarnações, a essência se manteve sempre a mesma, para gáudio dos fãs.

A história começa no dia 25 de abril de 1932. Criado por Art Babbitt e Frank Webb, Pateta faz a sua primeira aparição no ecrã como companheiro de tropelias da grande estrela da Disney, o Rato Mickey, na curta-metragem dos estúdios, "Mickey's Revue". Conhecido originalmente como "Dippy Dawg", a personagem revela ainda algumas diferenças relativamente à figura que todos conhecemos, apesar das longas orelhas e dentes salientes já lá estarem.

Nesta primeira encarnação, Pateta é uma personagem de aspeto idoso, que assiste a um espetáculo musical de Mickey, chateando todos na plateia pelo seu comportamento ruidoso, mas sem se aperceber. Estava criado o caráter distraído, mas sem malícia, que haveria de marcar a reportagem.

Lições para a posteridade

O característico riso do Pateta acabou por surgir nesta altura, responsabilidade da inspiração de Pinto Colvig, artista de circo que foi o primeiro a dar voz à personagem.

Entretanto, o espírito trapalhão mas genuíno do Pateta foi conquistando as audiências, tendo protagonizado uma série de curtas-metragens com o Rato Mickey e o Pato Donald que se revelaram um enorme êxito, para além de ajudarem a cimentar a sua imagem.

Mas a consagração do Pateta trapalhão chegou nos anos 40 e 50, quando a personagem foi protagonista de um conjunto de desenhos animados intitulados "Como...", que o colocaram para sempre no Panteão de figuras mais engraçadas do mundo animado.

Da dança, ao basquetebol, passando pela ginástica, entre outras, Pateta deu-nos uma série de lições sobre o que (não) fazer numa série de atividades, construindo sequências que ainda hoje são reconhecidas como alguns dos maiores exemplos de humor físico da história animada.

Sempre a fazer rir


A herança de Pateta continuou a ser construída ao longo dos anos e os animadores deram-nos mais encarnações e personagens num universo cada vez maior, como o "superpateta" ou seu filho Max. A popularidade junto do público infantil transformou-o igualmente numa das figuras mais requisitadas nos parques de diversões Disney.

Atualmente a responsabilidade de dar voz ao, agora, octogenário, cabe a Bill Farmer e Pateta continua a aparecer de forma recorrente em desenhos animados, como numa 'curta' em que tenta exemplificar como montar um home cinema.

Fiel às origens e ao espírito que o tornou fonte de riso para inúmeras gerações, assinalamos assim o aniversário do "Mestre da Trapalhice", o "Insigne Descoordenado", "El Distraído" (desculpem caros leitores, mas um texto sobre o Pateta sem entusiasmo desenfreado e invenção infantil não ficava bem), simplesmente, Pateta.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/80-anos-a-ser-pateta=f728118#ixzz1w4J1cWYv

Sem comentários:

Enviar um comentário